segunda-feira, 21 de abril de 2014

Estereótipo



Sempre vejo as pessoas falarem de “estereótipo”, mas confesso que tenho dificuldade para entender a briga que as pessoas têm com isso. 

Para mim, estereótipo é uma IMAGEM que  a pessoa tem de determinada situação, como se fosse um marketing. Se for assim como penso, o estereótipo pode ser mudado

Cada um vende a sua imagem, cada um faz sua propaganda. Os brancos venderam muito bem sua imagem, bem como os japoneses que sempre venderam uma imagem de pessoas integras, inteligentes e competentes. Os norte americanos também venderam muito bem a imagem do seu estilo de vida –  AMERICA WAY OF LIFE. E qual é a imagem vendida por nós negros? 

Eu estou constantemente vendendo uma imagem: eu vendo a imagem de que também sabemos de economia mundial, política internacional, que temos opinião sobre os problemas sociais do Brasil, que muito dos nossos políticos só estão nos ferrando etc. Bom, essa é a imagem que vendo, é a imagem que quero que as pessoas tenham de mim. Esse é o meu estereótipo. 

POR ACASO, acabei de me lembrar que eu já ouvi algumas vezes a seguinte frase: NOSSA, VOCÊ NEM PARECE NEGRO. Quando eu escutei isso eu perguntei: POR QUE? Rsrs... depois dessa pergunta veio um silencio na conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário